A Escolha do Parto – Roda de Conversa na Puc Sorocaba

 

Hoje foi um dia de ativismo para nós do MAHPS.

Gisele Leal, autora do blog Mulheres Empoderadas, que também é uma das organizadoras das reuniões e atividades do MAHPS,  foi convidada pela Puc Sorocaba para representar o movimento na roda de conversa sobre a “Escolha do Parto”.

 

Além da Gisele,  também participaram da exposição Priscila Colacioppo (Primaluz) e Carla Arruda (Ishtar Sorocaba).  Ambas também participam do MAHPS, assim como a Regina Carvalho e o Dr. Rodrigo Zukauskas que também esteve presente. 

 

Gisele, Regina e Carla conversam antes do início das palestras

Carla contou como se formou o Ishtar em Sorocaba, desde a fundação em Recife, como funcionam os encontros com gestantes e o perfil das mulheres que procuram o grupo. Falou sobre os índices de parto das gestantes que frequentam o Ishtar e abordou a dificuldade que nós, doulas, encontramos em acompanhar uma gestante nos hospitais da cidade.

Carla Arruda, falando sobre o Ishtar

Gisele falou sobre o MAHPS. Como nasceu o movimento, quais os objetivos, do alinhamento que o movimento tem com a rede Parto do Princípio. Mostrou que hospitais de outras cidades já investem na humanizaçao do parto, mostrou fotos de partos naturais que acontecem em ambiente hospitalar. Fechou sua apresentação falando das reinvindicações que são feitas pela rede Parto do Princípio e pelo MAHPS, as mesmas que estão sendo apresentadas nas Conferências Municipais da Mulher.

Gisele Leal falando sobre o MAHPS

Priscila abordou a questão do Parto Domiliar. Contou sua trajetória, sua vivência em hospital e como foi a transformação para humanizar o atendimento às mulheres. Lembrou da época em que acompanhou a querida parteira Angela Gehrke, em que largou o Hospital Albert Eistein e se tornou parteira domiciliar. Mostrou todos os equipamentos que uma parteira profissional leva para os partos domiciliares, mostrou pesquisas que mostram que um parto domiciliar planejado tem indices de complicações menores ou iguais aos partos hospitalares.

Priscila Colacioppo - falando sobre o Parto Domiciliar no Brasil

Depois das exposições, o Dr. Eduardo Martins Marques também falou sobre o papel do obstetra na escolha do parto e foi aberta a discussão para quem estava presente.

Plateia lotada e atenta!

Debate aberto à platéia para os palestrantesDepoimento emocionado que comoveu a todos

Emoção com o desabafo da Carol, enfermeira do Hosp Santa Lucinda

É aos poucos que o movimento se instala. A mudança é inevitável e ela virá. Pode demorar 30 anos, mas virá. E os profissionais que estiverem antenados à mudança sairão na frente e se destacarão. Essa foi a mensagem que deixamos para os alunos, docentes e convidados que estiveram presentes!

 
 
Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A Escolha do Parto – Roda de Conversa na Puc Sorocaba

  1. Pingback: A Escolha do Parto – Roda de Conversa na Puc Sorocaba « Mulheres Empoderadas

  2. Pingback: Humanização em Sorocaba!!! | Mãe Natural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s